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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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Utilize Ferramentas que Podem Dar a Visibilidade que sua Marca Precisa

De GRAÇA

 Os veículos de comunicação tradicionais – Rádios, TVs, Revistas e Jornais Impressos – estão, a cada dia, mais agressivos na busca por audiência (ouvintes, telespectadores e leitores) e precisam se aproximar o máximo possível de seus públicos para enfrentar a concorrência das novas Mídias Digitais, decorrentes do advento da Internet.


Isso faz com que se ocupem não só de grandes temas de interesse geral, mas também, e até mais, dos assuntos locais e comunitários (Globalização/Regionalização).

 

Esta nova configuração exige dos atores sociais uma nova postura sob pena de serem engolidos sem ao menos terem noção do que está acontecendo.

 

Quem atua no mercado sabe da importância da divulgação, porque é ela que constrói uma imagem favorável na mente do consumidor, e sabe também o quanto é difícil reverter uma imagem desfavorável.

 

O Empreendedor, principalmente o de pequeno ou médio porte, precisa estar preparado para lidar adequadamente com estes veículos e tirar o máximo proveito de cada situação.

 

Todos sabemos do que a Imprensa é capaz. Imagine este poder acuado! Um leão emparedado não tergiversa. É uma ameaça.

Os países mais ricos do mundo, reunidos no Fórum Mundial de Davos, em Janeiro de 2016, fizeram um alerta: estão em curso “mudanças socioeconômicas e demográficas, com impactos nos modelos e formas de fazer negócios e no mercado de trabalho. Afetará exponencialmente todos os setores da economia e todas as regiões do mundo”.

O alerta continua: “Haverá ganhadores e perdedores. As mudanças são tão profundas que, da perspectiva da história humana, nunca houve um tempo de maior promessa ou potencial perigo”.

Avaliando os cenários presente e futuro é possível deduzir se a Imprensa, tal como a conhecemos, pertencerá ao grupo de ganhadores ou de perdedores.

Não se trata de brigar com a Imprensa, ao contrário. Trata-se de entender que esta agressividade é desespero de quem está perdendo espaço.

Trata-se também de perceber que seu poder tende a ficar mais regionalizado e, portanto, mais ao alcance dos pequenos e dos médios atores sociais.

Clique aqui para saber como fazer a Divulgação da sua Marca.

Os Meios de Comunicação fazem parte dos fatores que devem estar no foco de atenção do Empreendedor que deseja ter uma boa relação com os públicos-alvo da empresa e com a comunidade onde ela está inserida.

Os veículos não podem e não devem definir como a empresa vai atuar, levando o Empreendedor a executar Planos de Mídia divorciados da realidade de seu mercado. Ao contrário, são os veículos que devem se adaptar.

Para isso, é recomendado que o Empreendedor faça sua própria Pesquisa de Mercado para se municiar de informações fidedignas capazes de embasar Plano de Comunicação adequado.

Uma vez definidos os veículos que melhor dialogam com os públicos-alvo, parte-se para estabelecer os princípios destas relações, que devem ser inspirados na ideia de parceria e respeito, não de subserviência. Não devemos temer os veículos de comunicação.

A divulgação da marca da empresa nas propagandas e a presença do próprio Empreendedor nos programas noticiosos ou nas seções de entretenimento devem estar coerentes com a estratégia adotada.

Não pode haver exposição nem a mais nem a menos.

Clique aqui para saber como se defender das ofensivas da Imprensa.

Para isso, o Empreendedor deve aprender a se expor e a expor a sua marca, utilizando os veículos de comunicação de forma estratégica e se relacionando com os atores dos processos de comunicação de maneira adequada, entendendo a importância de cada um deles.

É importante conhecer as cinco forças que atuam nestes processos de comunicação. A Estrela de Cinco Pontas é uma forma de demonstrá-las.

Cada um destes fatores – Público-alvo, Mídia, Cinegrafista/Fotógrafo, Jornalista, o próprio Fato e, principalmente, Você – interfere na Estratégia de Comunicação e, portanto, na construção de uma imagem pública que possa ser favorável ao empreendimento.

Não é sem motivo que você está no topo da Estrela. Você é o regente desta orquestra. É você que precisa balancear todos estes fatores para fazer uma boa comunicação com o público-alvo.

Existem Técnicas de Comunicação muito eficazes para direcionar a mensagem, partindo-se sempre do foco principal, o público-alvo.

Cinco dicas resolvem esta questão, uma delas e saber não aceitar provocação gratuita.

Há situações em que a entrevista não se dá em clima amigável, como investigação de crimes e malfeitos. Entretanto, o tom de cobrança do Jornalista não pode ultrapassar o limite da legalidade.

Porém, muitas vezes a provocação é invasiva e desleal. Nestes momentos o entrevistado precisa manter o foco e há técnica para isso. Deve-se evitar, ao máximo, a exposição inadequada do negócio e do próprio Empreendedor.

Construir uma imagem forte demanda muito investimento e não só de dinheiro, mas prioritariamente de conhecimento das técnicas de comunicação.

Recuperar uma imagem arranhada é muito mais difícil e infinitamente mais caro.

Clique aqui para saber como a Produção de Conteúdo pode dar nova vida à sua presença na Internet.

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