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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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Assessoria de Imprensa e Mídia Espontânea na Web

Por que as empresas hoje em dia precisam tanto de Assessoria de Imprensa? Ela é a maneira mais direta e barata para manter uma relação próxima e constante com o cliente.

 

Foi-se o tempo em que Assessor de Imprensa falava somente com Jornalista. Com o advento da Internet, ele conversa diretamente com o Consumidor Final e é peça fundamental para a construção de uma imagem favorável para a Marca.

O Consumidor Final também é um formador de opinião e na Web ele ganhou um poder imenso. Muitos se transformaram em grandes Influenciadores, perfis em Redes Sociais com milhares de seguidores ou Blogueiros famosos.

 

A todo momento eles estão relatando suas experiências com produtos, serviços, atendimentos, marcas. Se não houver um acompanhamento constante e de longo prazo eles podem manchar uma imagem tão rapidamente quanto um post engraçado viraliza nas Redes Sociais.

 

Pois bem, o trabalho do Assessor de Imprensa atualmente é zelar pela reputação da Marca perante a Imprensa e, talvez até mais importante, perante estes Influenciadores Web.

Credibilidade e Convencimento

É fato que as grandes Marcas já fazem isso e muito bem, por meio de grandes agências e a peso de ouro. Entretanto, estas estratégias não são privilégio delas. Elas fazem parte da essência do trabalho do Assessor de Imprensa. E com algumas vantagens.

Primeiro – o Assessor de Imprensa está mais próximo da empresa, dialoga com todos os envolvidos, conhece os valores da empresa e os replica no relacionamento com os Formadores de Opinião.

Segundo – os Influenciadores Web são mais abertos ao trabalho do Assessor de Imprensa, eles gostam do tratamento que recebem, se sentem valorizados e correspondem com muito mais energia às estratégias de gestão das Marcas.

Terceiro – o custo operacional deste trabalho é infinitamente menor do que o investimento que se faz para se comunicar com o Cliente através dos Veículos de Comunicação tradicionais.

Quarto – é um relacionamento que se dá ao longo do tempo, ou seja, tem efeitos muito mais consistentes e duradouros que o de uma campanha publicitária.

Quinto – o Influenciador Web se torna um parceiro, portanto, um agente divulgador da Marca com alto grau de credibilidade e convencimento. Um depoimento espontâneo dele nas Redes Sociais tem muito mais força que uma criativa propaganda, além de ter custo baixíssimo.

Zelando pela Reputação da Marca

É crucial planejar a estratégia da Assessoria de Imprensa com o mesmo empenho com que se planeja o lançamento de um produto. Mesmo porque, ela vai ser uma das principais ferramentas na criação de expectativas e no relato das satisfações. Se o Assessor de Imprensa for informado com antecedência terá mais tempo para dar a dimensão correta à expectativa, para evitar frustrações.

A arma da Assessoria de Imprensa não é dinheiro, é convencimento. O espaço da venda é legitimamente do vendedor. O Formador de Opinião é livre para se manifestar. O trabalho do Assessor de Imprensa é dar as informações necessárias para que a percepção dele seja a mais vantajosa possível.

E este trabalho é ainda mais relevante quando a Marca sobre um ataque. Os motivos podem ser os mais diversos e precisam ser detectados imediatamente para que a resposta também seja veloz. É trabalho do Assessor de Imprensa comandar esta reação, arregimentar Influenciadores Web parceiros e reduzir os danos.

Visão de longo prazo

Todos sabemos o quanto é importante para as empresas estar na Internet. Ter um site, uma fanpage ou estar no Twitter é fundamental. Entretanto, se não houver proatividade estas páginas vão figurar como retratos na parede, inertes e em processo de desbotamento.

Quem dá vida a estas páginas é o trabalho do Assessor de Imprensa, que cria conteúdos relevantes, organiza eventos, faz promoções, alimenta os Influenciadores Web com textos, fotos, vídeos e dicas sobre temas do interesse deles e que envolvem o universo da Marca.

A empresa que tem visão de longo prazo precisa do trabalho do Assessor de Imprensa para aumentar a percepção de qualidade por parte do Consumidor. Quanto mais o tempo passa mais forte fica a construção de uma imagem favorável.

Este é um capital que deve ser preservado para utilização nos momentos de crise e de ataque à imagem da Marca. Empresas que constroem sólidas parcerias com Formadores de Opinião sofrem menos danos e se recuperam com mais rapidez.

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