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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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5 Maiores Vantagens do Marketing de Conteúdo para Empresas

Marketing de Conteúdo para Empresas

Navegando na Internet, você certamente já se deparou com o vídeo de receita ensinando a fazer aquele prato que, faz tempo, te dá água na boca. Ou o artigo dando todas as dicas sobre como resolver aquele problema que não para de dar dor de cabeça. Esta é a magia do Marketing de Conteúdo para empresas. Fazer o conteúdo adequado chegar à pessoa certa no momento mais oportuno. 

Entretanto, alcançar este objetivo está cada vez mais difícil. Atualmente existem mais de um bilhão de blogs na Internet e sair postando coisas a torto e a direito de nada vai adiantar.

Inegavelmente, beneficiar-se das vantagens de bons conteúdos como nos dois exemplos acima exige estratégia. É sobre isso que vamos falar neste artigo. 

Antes de mais nada, é fundamental deixar uma coisa bem clara: Sim! Vale a pena investir em Marketing de Conteúdo. Mais que isso, é imprescindível para as empresas que pretendem sobreviver neste mercado altamente digitalizado.

Então, a questão é a seguinte: 

Como conseguir se destacar neste mar de postagens sem fim?

Certamente, a primeira coisa a fazer é: pare de postar por postar, só para aparecer, para dizer que tem presença digital. Você já viu que isso não traz resultado para seu negócio. É tempo e dinheiro jogados fora.

Pegue esta energia e direcione para elaborar um bom Plano de Comunicação para sua empresa. Postar sem direcionamento é como atirar sem mirar. 

Só para ilustrar, pense comigo. O fato do oceano ser imenso não impediu os navegadores de alcançarem novas terras. Estrelas, bússola, coordenadas, GPS indicam o melhor caminho e antecipam a chegada.

Do mesmo modo devemos agir na Produção de Conteúdo para Marketing Digital. Podemos criar guias para nortear as ações e articulá-las visando um objetivo empresarial. 

Isso se faz ainda mais necessário neste cenário de recessão econômica global provocada pela crise sanitária.

Quais são as Vantagens do Marketing de Conteúdo para Empresas


Marketing de Conteúdo para Empresas

Considerando que os posts têm qualidade e uma boa estratégia por trás, você poderá conquistar várias vantagens, que impactam positivamente o comercial da sua empresa. Vamos ver a mais relevantes:

1 – Reduz o Esforço de Vendas

Sem dúvida, todo vendedor sabe o quanto é difícil despertar a confiança do cliente em dois ou três encontros. 

Com o Marketing de Conteúdo, o consumidor vai se aproximando da empresa, estreitando a relação aos poucos, na medida em que faz sua jornada de compra pelo Funil de Vendas. 

Assim, quando o vendedor chega, o cliente se sente mais seguro porque já conhece a Marca. O que facilita a decisão de compra, dispensando maiores esforços do time de vendas para convencê-lo. 

2 – Cliente Chega Receptivo e Disposto

Este talvez seja o benefício mais relevante porque, como sabemos, não adianta fazer pressão sobre um cliente que não está pronto para a compra. 

O Marketing de Conteúdo faz exatamente isso. Prepara o cliente para a compra tirando sua dúvidas, dando informações sobre sua dor. Ele também alerta sobre a necessidade de enfrentar o problema e indica as melhores soluções. 

Nesse ínterim, aumenta a percepção do cliente de que você entende do assunto e pode ser uma boa alternativa para ele. Por consequência, o cliente conhece mais sua Marca e as soluções que oferece. Ele chega quente, querendo comprar.

3 – Custo de Aquisição é Menor

Vender mais em menos tempo é o que toda empresa busca. Mas, sabemos que, com o aumento da concorrência, isso está ficando gradativamente mais difícil de ser feito. O esforço é gigantesco e muitas tarefas se repetem diariamente. 

Existe uma métrica para isso, o CAC – Custo de Aquisição de Clientes, que é a somatória dos investimentos realizados para atraí-lo até você. Nas empresas que usam o Marketing de Conteúdo este custo é menor.

Isso acontece porque o cliente passa pelas etapas do Funil de Vendas em menos tempo, num processo automatizado e com investimento baixo, em comparação com o método tradicional. 

Outro diferencial é que, quando chega, ele parte para o fechamento muito mais rapidamente, encurtando o Ciclo de Venda e reduzindo os custos. 

4 – Clientes mais Engajados

Todos nós conhecemos a força do boca-a-boca que leva à lucrativas indicações. Este é o caso do cliente que desenvolve um bom relacionamento com a Marca. Mesmo que não compre, ele influencia a decisão de compra de outras pessoas.

O Marketing de Conteúdo cria empatia a ponto dele se sentir identificado com sua proposta de valor. 

Nesse sentido, a compra é o ápice, a consolidação de um relacionamento recíproco, a realização de um desejo compartilhado. 

Ademais, cabe ao vendedor fazer a oferta adequada e mostrar que o cliente está fazendo a escolha correta. 

5 – Pós-Venda Mais Rico

Provavelmente, cliente satisfeito usa menos o pós-venda. Mas, não deveria. Nenhum cliente deve ser abandonado.

Principalmente este, já que conhece bem a Marca e as suas soluções, a ponto de ser fonte valiosa de feedback. Ele contribui para corrigir falhas, redirecionar e enriquecer o esforço de venda.

Aliás, ele também é muito indicado para processos de cocriação, em que ajuda a elaborar produtos e serviços mais personalizados.

E Isso Tudo pode ser Traduzido em Números?

Marketing de Conteúdo para empresas

Decerto, é no que você está pensando agora, não é mesmo? Isso é muito bonito, o raciocínio é lógico e a estratégia parece mesmo boa. Mas, e de concreto? Qual é o resultado disso em vendas?

Surpreendentemente, pesquisa feita por uma das maiores consultorias neste setor, a Neil Patel Digital, revela que quem acompanha o conteúdo do seu Blog tem 74% mais chance de se converter em cliente, comparado a quem não lê seu conteúdo. 

Sem dúvida, empresas que não usam o Marketing de Conteúdo veem a publicidade ficar mais cara a cada ano. As que utilizam esta estratégia se beneficiam da redução do CAC ao longo do tempo. Principalmente se a estratégia contemplar a utilização de Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital.

Mas, aqui vale um alerta: não espere que o cliente leia o Blog hoje e compre amanhã. Não é assim que funciona. O resultado inicial é de médio prazo. Mas, em compensação, os efeitos se acumulam e perduram por muito mais tempo. 

O número médio de visitas que o cliente faz ao seu Blog antes de converter é de 3,15 vezes, se os conteúdos forem relevantes e estiverem alinhados estrategicamente. 

O conteúdo do Blog deve estar associado também a E-mail Marketing, Webinários, CTAs, Pop-ups de Saída, Chatbots, Remarketing, enfim, a diversas ações integradas para atingir o objetivo empresarial. 

Por fim, é bom ficar de olho nas atualizações dos algoritmos dos motores de busca, para não ser surpreendido com mudanças que possam desqualificar o conteúdo. 

Assim, espero que este artigo tenha ajudado você a refletir sobre a necessidade de direcionar adequadamente a sua Presença Digital. 

Se gostou, escreva para mim. Conte sua experiência no Marketing Digital. Vamos conversar sobre o espaço da sua empresa neste novo mundo cada vez mais digitalizado.