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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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Como Criar Engajamento de Clientes usando Machine Learning

Como criar engajamento de clientes

Não bastasse as máquinas fazerem tudo melhor e mais rapidamente do que a gente, agora elas também são capazes de aprender. Este já é um avanço tecnológico real, que atende pelo nome de Machine Learning, ou “o aprendizado de máquina”. Neste artigo você vai ver como criar engajamento de clientes usando esta nova tecnologia.

De fato, esta realidade está cada vez mais presente nas empresas. O objetivo dela é gerenciar com mais eficiência a infinidade de informações que chega e controlar adequadamente o fluxo de dados. Além disso, a tecnologia é usada para simplificar os processos e moldar produtos e serviços aos gostos dos clientes. 

Assim, o resultado não poderia ser outro. As empresas que investem em tecnologia da informação e comunicação, como esta, crescem 9,5 vezes mais. Não duvide porque este levantamento foi realizado pelo Banco Mundial.

Isso acontece por um motivo bem simples. Estas máquinas modernas são capazes de executar tarefas que seriam impossíveis para nós. E fazem isso com uma rapidez inimaginável, além de uma precisão impressionante. 

O impacto disso é imenso em todas as áreas da empresa, principalmente na produção de conteúdos para o Marketing Digital. E é isso que você vai ver neste artigo. 

Entenda melhor o Machine Learning, para saber como criar engajamento de Clientes

Como Criar Engajamento de Clientes

Machine Learning é uma ferramenta da Inteligência Artificial. Ele remete à capacidade das máquinas e sistemas de identificar padrões, em meio a uma quantidade imensa de dados. 

Acima de tudo, reconhecer padrões não é uma novidade para nós. Fazemos isso a todo momento. Trata-se de identificar e agrupar características semelhantes:

  • Como, por exemplo,  quando estudamos o comportamento das plantas para melhorar o plantio.
  • Ou quando identificamos padrões psicológicos para aprimorar o relacionamento entre as pessoas.
  • Ou ainda, quando organizamos processos para ter mais produtividade.

Em suma, é exatamente isto que fazem as máquinas que têm capacidade de aprendizado, analisando a massa gigantesca de dados que nós geramos todos os dias na Internet.

Até este ano de 2020 a previsão é de que tenhamos gerado 40 trilhões de gigabytes. Isso, segundo o estudo “A Universe of Opportunities and Challenges”. Ele foi realizado pela consultoria americana EMC.

Conseguiríamos processar tudo isso sem a ajuda das máquinas?

Governos, corporações e sistemas financeiros investem nesta tecnologia para, por exemplo, identificar fraudes. Redes varejistas e e-commerce aumentam as vendas recomendando novos e personalizados produtos e serviços a seus clientes. 

Quem nunca entrou em uma plataforma de streaming e recebeu uma sugestão de filme do seu agrado? Você já recebeu e-mail da loja que acabou de visitar, on-line ou off-line, com a promoção que esperava?

Isso nos fascina tanto que chegamos a pensar: nossa, é muita areia para meu caminhãozinho. Mas, é só impressão, viu? Machine Learning não é coisa só para os grandes. Muito pelo contrário. Esta tecnologia está cada vez mais acessível para todos os segmentos e tamanhos de empresas. 

Além disso, as aplicações são muitas. Inclusive na Produção de Conteúdos mais adequados e individualizados para seus clientes. E é disso que vamos tratar agora. 

Engaje com Conteúdos Personalizados

Como criar engajamento de clientes

Você já deve ter ouvido falar que a Produção de Conteúdo é uma das mais importantes estratégias do Marketing Digital. Consiste na oferta de conteúdos relevantes e de qualidade para cada perfil de cliente. 

Com a ajuda do Machine Learning é possível analisar todos os dados disponíveis. Desta forma, pode-se extrair novos conceitos, planejar ações específicas e produzir conteúdos diferenciados. 

Como isso acontece?

Como mencionamos, o Machine Learning identifica padrões e, através de softwares inteligentes, sugere modificações nos conteúdos – textos, fotos, vídeos – além de correções. Também é possível calibrar melhor as técnicas de direcionamento e aplicação, com o objetivo de engajar precisamente o público-alvo desejado. 

Voltando ao exemplo das recomendações, o Machine Learning analisa o histórico de compras de todos os seus clientes. Assim, ele sugere conteúdos que possam ser mais interessantes e atrativos para cada um deles. 

Entretanto, a aplicação mais significativa é na criação de conteúdo com SEO (Search Engine Optimization), que quer dizer, otimização para buscas da Internet. Esta técnica faz com que o conteúdo fique mais bem posicionado no ranqueamento do Google. 

Consequentemente, com geração de valor para o cliente, a comunicação fica mais eficiente. Ao mesmo tempo, aumenta as chances do conteúdo ser encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca. 

Decerto, não é difícil imaginar que a maior dor das empresas hoje é atingir com precisão seu público. Visando ganhar a admiração dele, para gerar mais engajamento e resultados. 

Com efeito, a Internet e suas ferramentas inteligentes estão aí e podem nos ajudar. Chegaram e não dão sinais de que vão desaparecer. Pelo contrário, vão impactar cada vez mais fortemente os meios de comunicação.

Por isso, a aplicação desta nova tecnologia vai ser fundamental para a sobrevivência dos negócios. Principalmente no novo mercado que está surgindo aceleradamente, decorrentes das crises na saúde pública e na economia. 

Em resumo, o Machine Learning aplicado à Produção de Conteúdo Relevante é que revela como criar engajamento de clientes conectados.

Além de aumentar a sua autoridade no mercado, atrai leads qualificados e impacta positivamente nas receitas da empresa. 

Quer trocar mais ideias sobre estas vantagens competitivas? Use o formulário e conte quais são as suas necessidades imediatas. Aguarda você!