Inteligência Artificial no Marketing: vamos falar sobre isso, sem assombros.
Você já deve ter percebido que estamos vivendo uma onda de Inteligência Artificial. Tudo leva IA no nome. Fotos, vídeos, músicas, atendimento ao cliente. Mas o fato é que a Inteligência Artificial no Marketing não é uma novidade, propriamente dita.
Em 2020 escrevi uns 30 artigos sobre o tema para o Blog da Onflag Negócios Digitais, uma agência especializada na aplicação de ferramentas com IA em estratégias de Marketing Digital.
De lá para cá a coisa evoluiu exponencialmente. E os grandes avanços são hoje o ChatGPT, da OpenIA, já disponível no motor de busca Bing, da Microsoft, e o Bard, concorrente – um pouco tardio – lançado pelo Google.
Contudo, este é um tema controverso, que vou retomar aqui no Blog da Pizano Comunicação e Marketing. E vamos começar engatinhando, sem vergonha nenhuma.
Se você acha que este bicho tem mais de sete cabeças, me acompanhe aqui no blog porque vou mostrar que, no fundo, não é tão complicado assim.
O que vem à sua cabeça quando ouve falar de Inteligência Artificial?
É bem possível que seja algo associado à ficção científica, em que as pessoas são subjugadas por poderosas máquinas.
Do ponto de vista da especulação, vá lá, seria possível no caso da extinção da nossa espécie, no momento em que elas, as máquinas inteligentes, perceberem que não temos mais utilidade no mundo.
Entretanto, esta suposição está muito longe de ser provável em um cenário de não-ficção, ou seja, nossa realidade atual.
De fato, Inteligência Artificial no Marketing já está entre nós, presente no nosso dia a dia, resolvendo os problemas mais comezinhos.
Esta é uma história de décadas de evolução.
É um processo. Tudo começou com a linguagem de programação nos anos 50. Daí eles pensaram, será que o computador pode pensar como os humanos?
Para responder, fizeram um teste, o chamado Teste de Turim, para saber se uma máquina poderia se passar por uma pessoa, ou pensar como um ser humano.
Até o momento não há um único sistema de inteligência que tenha passado no primeiro teste, segundo Hervé Bourlard, que dirige o Idiap, o instituto de pesquisa sediado em Martigny, a capital do cantão do Valais, especializado em inteligência artificial e cognitiva.
Por isso, podemos tratar da Inteligência Artificial no Marketing com menos alarmismo e mais curiosidade.
Mesmo porque, os benefícios são presentes e palpáveis e os riscos, embora dignos de monitoramento, ainda são especulativos.
O que sabemos, realmente, é que a Inteligência Artificial já está resolvendo problemas no nosso dia a dia e nas empresas. Portanto, merecem toda a nossa atenção, sem assombramentos.
Inteligência Artificial no Marketing, a Nova Onda de Inovação?
Nós já tivemos outras ondas de inovação. Esta é a 4ª Revolução Industrial que experimentamos. Por isso, não podemos nos comportar como se estivéssemos sendo pegos de surpresa.
Inegavelmente, o fato é que, desde a primeira revolução industrial, o progresso das ferramentas tem aumentado as capacidades humanas. O que vivemos hoje com a Inteligência Artificial não é diferente.
Quadrinhos, livros e filmes de ficção científica têm público cativo – eu incluso – e ocupam um lugar especial no imaginário popular.
Mas, associar a Inteligência Artificial a apenas isso é fechar os olhos para uma onda de inovação que já nos atinge, de forma cada vez mais intensa e rápida.
Afinal, o que a IA pode fazer pelo Marketing Digital?
O Marketing Digital reúne um conjunto de técnicas e estratégias capazes de promover uma marca, um produto, um serviço, uma imagem ou uma ideia na Internet.
Além disso, o Marketing Digital difere das estratégias tradicionais (como TV, rádio e jornal) pela utilização de canais on-line (como redes sociais, e-mails, motores de busca, mídia paga) e métricas que permitem analisar resultados objetivamente e em tempo real.
Todas estas capacidades do Marketing Digital surgiram e estão evoluindo em função da Transformação Digital dos últimos anos.
Os mais revolucionários usos da IA no Marketing Digital passam pelo Machine Learning. Nós vamos tratar disso também nos próximos artigos. Por hora vamos conceituá-lo, para continuar a desenvolver nosso raciocínio.
Em suma, Machine Learning se refere especificamente à habilidade da máquina de aprender sozinha, sem a necessidade de programação humana.
IA e Machine Learning têm tudo a ver com Marketing Digital.
Só para exemplificar, imagine-se sendo capaz de executar uma infinidade de trabalhos, avaliar todas as possibilidades, acelerar processos com máximo desempenho, executar tarefas complexas e incrivelmente volumosas, com precisão e rapidez.
Nas próximas postagens vamos detalhar cada uma destas novas perspectivas que, até pouco tempo, nem eram cogitadas e que agora estão ao nosso alcance.
Você vai ser capaz de atrair clientes prontos para comprar e reduzir cursos com mídia paga, por exemplo.
Além disso, vai automatizar o atendimento ao cliente com eficiência, recomendar soluções customizadas e garantir a sobrevivência do seu negócio neste mundo altamente tecnológico.
Vamos navegar por estes novos mares da Inteligência Artificial no Marketing juntos? Então, faça parte de nosso grupo voltado para empreendedores e empreendedoras 50+, que não querem ficar para trás nesta corrida tecnológica.