Widget Image
Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
Fale comigo: (16) 3441-8786 • (16) 99752-8786
E-mail: falecom@marcospizano.com.br

Blog

Home  /  Comunicação e Marketing   /  Marketing Local: Exemplos de Estratégias e Dicas On-line e Off-line

Marketing Local: Exemplos de Estratégias e Dicas On-line e Off-line

Marketing Local: Exemplos de Estratégias e Dicas On-line e Off-line

A Internet abriu possibilidades incríveis para atrair clientes e vender para qualquer lugar do mundo. Entretanto, muita gente deixou de observar que, tanto quanto o alcance global, as ações regionais também são muito boas. Por isso, neste artigo vou falar de Marketing Local, exemplos práticos de estratégias que vão fazer dominar as vendas no seu raio de ação.

Em primeiro lugar, tenha um objetivo claro, com metas possíveis e críveis. Em segundo lugar, trace um Plano Estratégico de Comunicação, combine ações on-line e off-line. 

Ou seja, mais do que estar na Internet, você vai atuar usando ferramentas digitais para atingir as metas.

Com Marketing Local, exemplos de objetivos: por um lado, aumentar o número de visitas no seu site e, por outro lado, intensificar o tráfego de pessoas na sua loja física.

As duas coisas ao mesmo tempo? Sim, e respondem muito bem.

Internet é mais que Mídia, é Ambiente

É comum as pessoas verem a Internet como uma mídia, um meio de divulgar sua marca, produtos e serviços. Afinal, esta ideia não está de toda errada. Uma vez que foi a Internet que deu origem às Mídias Digitais. 

Contudo, elas são uma pequena fatia de espaço virtual numa imensa abóbada digital. Internet é um ambiente de conexões. Hoje temos pessoas conectadas, posteriormente teremos também as coisas . Ou seja, a IoT – Internet das Coisas. Objetos físicos estarão ligados entre si e com todos nós. 

Imagine como será este ambiente, com sensores inteligentes por todo canto, assim como softwares a receber e transmitir dados em rede. A princípio, será como um grande sistema nervoso ligando celulares, computadores, carros, telas, luzes, portas e gente. 

Um novo conceito de Lugar

A Internet é o ambiente onde podemos localizar coisas sem saber com precisão onde elas estão. Ao mesmo tempo, pode estar aqui como em qualquer outro local. Pode ter alcance global, nacional ou regional. 

Por isso, quando falamos de Marketing Local não é apenas sobre um espaço físico dado. Mas, um ambiente de conexões entre o negócio e seu mercado. 

Então, vamos entender assim.

Em primeiro lugar, este local onde o Marketing atua é um complexo de dimensões físicas, digitais, econômicas, políticas e simbólicas. Em segundo lugar, tudo isso processado em bancos de dados eletrônicos e analógicos, ligados a sensores sem fio, dispositivos móveis e portáteis.

Com toda a certeza, é uma ‘territorialidade informacional’, ativada a partir da localização e da movimentação do cliente.

De fato, este conceito é a base deste argumento. Veja agora os detalhes de Marketing Local, exemplos de estratégias e dicas On-line e Off-line.

Estratégias de Marketing Digital Off-line? Como assim?

Marketing Local: Exemplos de Estratégias e Dicas On-line e Off-line

Só para ilustrar, vou contar uma história. Como jornalista, vivi a chegada dos computadores às redações na segunda metade dos anos 90. Analogamente, foi uma presença retardada da Terceira Revolução Industrial. 

Trabalhava na redação da EPTV, emissora afiliada à Rede Globo em Ribeirão Preto/SP. Dezenas de máquinas de escrever faziam um barulho contagiante, o som de mentes pensantes. 

Inegavelmente, foi difícil me acostumar com o silêncio dos PCs, expulsar as palavras do papel e criar sobre algo intangível e sem cheiro de tinta. Confesso que até hoje digito pondo força na ponta dos dedos.

Mas, com o tempo, todos passamos a aceitar a mudança no processo de produção do jornalismo. 

Semelhantemente, agora as empresas passam por uma nova onda de Transformação Digital. São os primeiros passos da Quarta Revolução Industrial.

E neste início, já tem o Marketing Local exemplos de como cativar e engajar os clientes por meio de dispositivos eletrônicos e multicanais digitais de interação. Sem dúvida, devemos observar que isso ocorre tanto on-line como off-line. 

Quer dizer, o Marketing Digital pode e deve ser eficaz também fora do ambiente da Internet. Muitos destes recursos já existem, mas foram digitalizados.

Marketing Local, exemplos Digitais Off-line

Experiência do Cliente fora da Loja

1 – São outdoors, displays, pôsteres, busdoors, backs e frontlights,  todos digitais e interativos. Para que você possa aumentar os pontos de contato com o cliente, enviando mensagens com animações, slides e vídeos chamativos. 

2 – TVs, rádios e jornais podem ajudar muito nas campanhas de Marketing Local. Contudo, fique alerta para o desempenho dessas mídias. Peça ajuda a um profissional para escolher a audiência mais adequada.

3 – O Marketing Digital de Telefone, principalmente para negócios locais, faz toda a diferença. Por ligações ou mensagens de texto, você consegue turbinar suas promoções e ainda criar um vínculo mais íntimo. Ainda mais, você pode também associá-lo às estratégias de atração de leads on-line para aumentar as conversões. 

Experiência do Cliente na Loja

4 – Trocar cartazes por telas de alta definição com conteúdos digitais sempre atualizados deixa a comunicação no Ponto de Venda mais dinâmica. Em seguida, poderão funcionar como um canal de mídia próprio, criando um ambiente agradável.

5 – Usar aparelhos eletrônicos, como iPads, para que os clientes façam pedidos em um restaurante, por exemplo. Eles também podem ser utilizados para melhorar a leitura do menu e comunicar mais eficientemente suas ofertas. 

6 – Em lojas de roupas, displays podem funcionar como os espelhos de provadores. Você pode exibir imagens dos clientes em diversos ângulos. Para que você possa melhorar a prova. 

Marketing Local: Exemplos de 4 Estratégias On-line Indispensáveis

Marketing Local: Exemplos de Estratégias e Dicas On-line e Off-line

O Marketing Digital pode sim atrair clientes que estão próximos do seu negócio e levá-los até sua porta. Uma vez que existem muitas ferramentas para isso e elas são de todo tipo. Das mais simples às que utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning.

Seja como for, o mundo digital está à nossa volta numa presença cada vez mais envolvente e, com ele, o Marketing Digital também. 

Assim como o Marketing Tradicional, ele precisa de planejamento e muita pesquisa na elaboração das estratégias.

Reuni aqui as principais estratégias do Marketing Digital Local. Elas são capazes de atrair clientes para venda on-line, assim como também atrair clientes para lojas físicas:

1 – Estratégias Orgânicas On-line

São todas as ações que podem ser realizadas na Internet sem que seja necessário pagar por elas. Sim, é de graça. Mas, exige muito trabalho, dedicação e visão de longo prazo. 

Eventualmente, você já tenha se deparado com a sigla SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. Ele faz com que os motores de busca deem preferência às suas páginas na Internet. Ou seja, as coloca nas primeiras posições, quando o cliente pesquisar a sua palavra-chave.

Você precisa fazer SEO no seu site e também nos seus conteúdos, para que eles possam atrair tráfego. Também é importante ganhar autoridade, para que outros sites possam apontar links para o seu. Um site sem tráfego é o mesmo que uma loja vazia, não gera negócios

É provável que você pergunte: por que devo me esforçar tanto para ranquear bem? De acordo com esta pesquisa, que pode ser verificada aqui, “Somente na primeira página, os 5 primeiros resultados respondem por 67,60% de todos os cliques”… “As páginas dois e três obtêm apenas 5,59% dos cliques”.  Portanto, cuide para que seu negócio fique pelo menos na primeira página.

2 – Estratégias Pagas On-line

Em contraste com as anteriores, são todas as ações que só podem ser feitas financeiramente, como anúncios. Aqui os recursos são muito maiores, de diversas formas e meios. 

Vou destacar o SEM, que é o Marketing dos Mecanismos de Busca. Em resumo, os motores são complexos algoritmos que rastreiam a Internet em busca das melhores respostas para perguntas na Internet, como Bing, Yahoo e Google.

Com efeito, refiro-me às propagandas ou aos links patrocinados que aparecem nestas plataformas quando uma pessoa faz uma busca, usando sua palavra-chave.

Mas, não se engane. O buraco é mais embaixo!

A coisa não funciona assim, pagou levou. Seria muito simples alguém comprar todos os espaços e pronto, ‘bombar’ na Internet. 

Com o propósito de equilibrar as coisas, só garantem as primeiras posições os anúncios que têm qualidade. Isto é, para destacar seu produto ou serviço, você precisa mais do que dinheiro, precisa ser relevante para o usuário.

Por isso, os critérios envolvem SEM e SEO combinados. Dessa maneira, os mecanismos de busca entregam resultados realmente significativos no topo do ranqueamento.

Assim sendo, deixo quatro dicas para você:

  • Faça SEM de qualidade e coerente com o SEO.
  • Produza conteúdo útil para sua Persona. 
  • Dedique tempo à escolha das palavras-chave, tente resolver o problema da Persona. 
  • Muita atenção aos CTAs, ou Call To Actions (botões para chamadas de ação). Eles precisam seduzir. 

3 – Estratégias de Geomarketing

Primeiramente, a Inteligência Geográfica de Mercado vinha apenas de dados colhidos com prefeituras e institutos de pesquisa. Ela dava as características de um bairro, cidade ou região. Contudo, agora o Geomarketing conta também com GPS, o Global Positioning System, ou sistema de posicionamento global.

Afinal, quando você descobre onde está seu cliente e como ele se comporta em cada lugar (on-line e off-line), as estratégias de Marketing tem muito mais chance de sucesso. 

Em resumo, você consegue direcionar melhor suas campanhas, atingindo as pessoas certas, no melhor lugar e no momento mais apropriado. Bingo!

Assim, também considere o Geomarketing Off-line. Sim, ele existe e reúne um conjunto de segmentações geográficas e mapeamentos. Com ele, as empresas podem melhorar a tomada de decisão sobre estrutura do negócio, bem como mix de produtos, política de preços e planos de marketing e vendas para cada território. 

Pois, presuma isso ligado ao Geomarketing On-line? Em um mundo traçado por celulares, com GPS ativado em tempo real. Além disso, com a máxima conexão de coisas e pessoas.

Todavia, vale ressaltar aqui o cuidado com os dados privados e com a LGPD.  

Em suma, com estas três dicas você poderá trabalhar forte somente no raio de ação do seu negócio. Isso evita perda de tempo e dinheiro com ações inúteis e fora de contexto. 

4 – Para encerrar, vou falar do Google Meu Negócio

Do mesmo modo que você deve encontrar seu cliente de forma rápida e precisa, ele também deve ter a mesma facilidade para encontrá-lo. 

Nesse sentido, o Google Meu Negócio tem se tornado uma ótima opção. Com ele você pode divulgar seu negócio nas buscas orgânicas. Além disso, você também pode colocá-lo no Google Maps, que dá sua localização e pode traçar rotas para o cliente. 

Ainda mais, ele tende a crescer muito rapidamente. Nesse meio tempo, será possível comprar diretamente por este serviço, facilitando a vida do consumidor. 

Por isso, certifique-se de que ele está bem abastecido de informações, de fotos e de depoimentos. Com toda certeza, as avaliações e comentários servirão como referência para o mercado. Além disso, é uma ótima oportunidade para receber feedbacks e melhorar seu atendimento, respondendo adequadamente às possíveis reclamações. 

Por fim, use-o como canal de relacionamento com o mercado. Prepare o terreno para o futuro, visto que ele está logo ali. 

.x.

Em síntese, olhando o cenário atual em que os deslocamentos das pessoas são menos frequentes e também mais curtos, investir em Marketing Local passa a ser uma necessidade. 

Espero que este artigo tenha ajudado a trazer novas ideias para seu negócio. Fale comigo. Vamos conversar sobre outros desafios. Leia também este artigo que escrevi explicando porque as lojas físicas não vão desaparecer. 

Vamos em frente!

Fale comigo

Conheça as estratégias e as técnicas de Comunicação e Marketing que trarão mais resultado para o seu negócio, em curto, médio e longo prazos.


Escolha o serviço abaixo


No Comments
Post a comment