Widget Image
Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
Fale comigo: (16) 3441-8786 • (16) 99752-8786
E-mail: falecom@marcospizano.com.br

Blog

Home  /  Comunicação e Marketing   /  Por que a falta de um Plano de Ação de Marketing pode prejudicar sua empresa?

Por que a falta de um Plano de Ação de Marketing pode prejudicar sua empresa?

Por que a falta de um Plano de Ação de Marketing pode prejudicar sua empresa?

Em um ambiente de negócios sofrendo mudanças tão rapidamente, fica praticamente impossível sobreviver sem a ajuda de um Plano de Ação de Marketing, que promova flexibilidade e adaptabilidade. 

Afinal, novos hábitos de consumo estão se consolidando no comportamento das pessoas. E os impactos são imediatos tanto no comércio físico quanto no digital.  

Aliás, estes dois mundos estão se mesclando cada vez mais, o que tem provocado importantes transformações nas estratégias de Marketing Digital e Tradicional. 

Entretanto, não tem sido fácil para a maioria dos empreendedores lidar com esta ‘metamorfose ambulante’, como diria o cantor e compositor Raul Seixas. 

Por que agimos no mercado sem sucesso?

Estamos perdidos em meio a uma infinidade de possibilidades e um número cada vez maior de ferramentas tecnológicas. De fato, não sabemos o que fazer com isso tudo, o que prejudica a escolha das estratégias mais adequadas para nossa empresa. 

Por outro lado, não podemos nos dar ao luxo de ficar parados, olhando a banda passar. Não, mesmo! 

Por isso, na maioria das vezes, agimos no mercado sem sucesso. Nossas ações se perdem no ‘buraco negro’ digital e não se convertem em resultados concretos. 

E como se estivéssemos atirando a esmo, esperando contar com a sorte de acertar o alvo. De certo, isso é perda de tempo, energia e dinheiro. 

Plano de Ação de Marketing: análise de cenário e direcionamento.

Por que a falta de um Plano de Ação de Marketing pode prejudicar sua empresa?

Fazer o Plano de Ação de Marketing é a maneira correta de estabelecer as estratégias de comunicação de uma empresa, seus produtos e serviços. 

Ele contém todas as informações sobre o negócio em si, o ambiente econômico e os objetivos empresariais.

Muitas vezes vemos empresas atuando no mercado sem saber se ele está crescendo, estagnado ou retraindo. E este é um dos principais motivos de fracasso nos dias de hoje. 

Em função de mudanças drásticas e repentinas, há setores que crescem fortemente e outros que, de uma hora para outra, caem vertiginosamente. Só para exemplificar, seria como remar contra a correnteza.

Ou seja, para ter resultados concretos, a empresa precisa considerar o mercado em perspectiva e colocar mais investimento nas ações – para enfrentar as barreiras – ou mudar de mercado – caso ele não demonstre sinais de recuperação. 

Qual é o melhor perfil de cliente para sua empresa?

O Plano de Ação de Marketing também contém informações sensíveis sobre público-alvo e persona. 

Acima de tudo, estas talvez sejam as diretrizes mais relevantes do Plano. 

Como dissemos acima, as pessoas estão incorporando novos hábitos de compra e os jovens estão adotando comportamentos muito diferentes de seus pais e avós. 

Precisamos entender melhor a sopa de letrinhas das gerações: X, Y, Z… e agora a Alpha. Aliás, há mudanças significativas inclusive dentro das próprias gerações. 

Porém, o mais importante é saber o exato perfil das pessoas que têm grande chance de tornarem-se seus clientes. Ainda mais: saber qual é o melhor perfil para comprar com você. Dessa forma é que elabora-se as estratégias para atraí-lo.

Em resumo, o Plano de Ação de Marketing é um documento que orienta e põe sua empresa no caminho certo para manter-se firme, a despeito das dificuldades. 

Veja os problemas da falta do Plano de Ação de Marketing

Por que a falta de um Plano de Ação de Marketing pode prejudicar sua empresa?

Criar ações com base em ‘achismos’

Todos temos feeling e isso é fundamental para quem empreende. Contudo, como vimos, não estamos conseguindo acompanhar tudo que está acontecendo no mundo de hoje. Por isso, muitas vezes criamos ações no mercado com base no que achamos que vai dar certo. 

Com o Plano de Ação de Marketing, você terá a definição de objetivos e estudará seu cliente. Estes dados são fundamentais  para criar ações acertadas, assim como direcionar as estratégias e selecionar as ações mais indicadas para atrair seu cliente ideal. 

Perda de tempo na tomada de decisão

A maior parte do nosso dia acaba sendo dedicada a resolver problemas que nem deveriam existir. O trabalho fica todo atropelado e não conseguimos tempo para pensar antes de agir. Saímos apagando incêndios na correria.  

O Plano de Ação previamente estruturado funciona como um guia, mostrando o caminho a seguir, antecipando as decisões estratégicas e, portanto, reduzindo o tempo de tomada de decisão no dia a dia. 

Imprevistos ocorrerão com menor intensidade e, quando aparecerem, poderão ensejar mudanças de rota. Mas, fazer estas correções fica muito mais fácil quando se sabe onde quer chegar. 

Não ter como medir os resultados

Fazer ações de marketing implica em investimento. No passado recente , era difícil – para não dizer quase impossível – saber quais ações tiveram melhor resultado. Entretanto, nos dias de hoje isso é indispensável. 

O avanço tecnológico impulsionou o Marketing Digital de tal forma que é possível mensurar cada ação e ainda promover melhorias nas campanhas. O mesmo ocorre em termos mais gerais.

Diagnosticar a situação atual da sua empresa e determinar como ela precisará estar no futuro estão entre as finalidades do Plano de Ação de Marketing. No caminho, serão definidas as etapas em curto, médio e longo prazos, com uma previsão aproximada dos resultados esperados. 

Não conseguir o retorno do dinheiro investido

Aqui entra o famoso ROI, que mede o Retorno Sobre o Investimento

Criar as melhores estratégias para seu negócio e saber em quais ações investir é determinante para ter resultados concretos, e não apenas gastar a verba de marketing.

Logo, não dar a devida importância a um Plano de Ação de Marketing pode minar as suas estratégias e fazer com que sua empresa perca tempo e dinheiro, além de não alcançar o retorno esperado.

Você gostou deste artigo? Já implementa em sua empresa? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe a sua experiência!

Vamos em frente!

No Comments
Post a comment