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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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Planejamento de Marketing Digital: 4 superdicas para impulsionar seu negócio

Planejamento de Marketing Digital 4 superdicas para impulsionar seu negócio

Um número cada vez maior de empresas, de todos os tipos e tamanhos, está atuando fortemente na Internet. Mas, o que poucas fazem é o Planejamento de Marketing Digital, para dar consistência às suas ações e alcançar os resultados esperados.

Isso tem uma justificativa: é que hoje em dia é muito mais fácil divulgar seus produtos na Internet, fazer posts no Facebook, imagens no Instagram e artigos em blogs.

Entretanto, estas ações sem uma coordenação podem representar desperdício de tempo e dinheiro, além do que, técnicas equivocadas podem prejudicar o desempenho de boa parte das ações.

Que tal parar um pouco para pensar estrategicamente e fazer o Planejamento de Marketing Digital para seu negócio?

Nesse sentido, preparei este artigo especial, com 4 superdicas para você seguir na estratégia de sua marca.

Planejamento de Marketing Digital1. Objetivos e Metas para seu Planejamento de Marketing Digital

Comece por definir um propósito claro para seu negócio. O Objetivo delimita o que você pretende conquistar ao final de doze meses. Ex.: aumentar o conhecimento da marca. Já a Meta quantifica o propósito. Ex.: dobrar o número de seguidores nas redes sociais.

A escolha é sua. Você quer melhorar as suas vendas no e-commerce? Ou você prefere que a sua marca seja reconhecida como especialista no segmento em que atua?

Depois disso, fica mais fácil elaborar as estratégias, medir os resultados e produzir conteúdos de qualidade.

2. Defina o Público-Alvo

Nenhuma comunicação é eficaz se não for bem direcionada. Ao ignorar as preferências do seu público-alvo, a mensagem perde relevância, fica prejudicada e você não causa o impacto necessário.

Por isso, é importantíssimo conhecer com profundidade seus clientes atuais e potenciais. Só assim é possível produzir conteúdos relevantes e que tragam retorno positivo para a estratégia.

Não se satisfaça com aqueles perfis generalizados: nome, idade, sexo. Faça pesquisas mais detalhadas, questione os seus consumidores sobre suas preferências e saiba a fundo com quem você está conversando.

Há uma ferramenta muito boa que ajuda neste processo, que é a Técnica de Criação de Personas, que é uma representação do seu consumidor ideal. Ele contém informações sobre hobby, área de atuação profissional, principais deficiências, maiores aspirações e como você pode ajudar a superar seus problemas.

Planejamento de Marketing Digital3. Faça o Plano de Ação

Mas, como fazer isso? Bom, depois de objetivos, metas e público-alvo definidos, você deve escolher os canais que irá usar para fazer sua comunicação.

Assim como seu negócio, cada canal também tem seu público-alvo. O objetivo aqui é fazê-los coincidir. Ex.: se seus clientes têm um perfil mais profissional ou institucional, o melhor canal é o LinkedIn; mas, se o perfil for mais de moda ou decoração, a dica é o Instagram; e se de consumo geral, Facebook é a pedida.

Depois disso, parta para a ação e comece a produzir os conteúdos que tenham relação com seu negócio, que sejam relevantes para seu público-alvo e também adequados aos meio escolhido, tendo sempre em mente os objetivos e metas a serem alcançadas.

E aqui entra uma dica importantìssima: os textos precisam ser desenvolvidos com base no SEO (Search Engine Optimization) para que eles possam ser encontrados pelos motores de busca da Internet.

4. Monitore os resultados

Ai você me pergunta: como faço para saber se estas estratégias estão mesmo corretas? Esta é a grande questão, não é mesmo? Mas, fique tranquilo, ela tem resposta.

Para saber se as suas estratégias estão sendo eficientes, basta monitorar os resultados. De nada adianta criar posts incríveis e para diferentes canais, se você não souber o efeito dessas ações para o seu negócio.

Verifique estes itens, que devem ser acompanhados de perto:

  • Houve aumento no número de acessos do seu site?
  • Houve aumento de seguidores nas suas páginas nas redes sociais?
  • Quais publicações mais ganharam curtidas?
  • Quais tiveram mais comentários ou compartilhamentos?
  • As vendas aumentaram?
  • Os clientes estão assinando a sua Newsletter?.

Há ferramentas muito boas e gratuitas que podem ajudar você nessa tarefa, como o Google Analytics, por exemplo.

O que você achou deste artigo? Esperamos que as dicas sobre como fazer o Planejamento de Marketing Digital sejam úteis para impulsionar o seu negócio? Faça um comentário, divulgue para os amigos e tenha um Ano Novo de muito sucesso.