Análise de Mercado: Sua Empresa Está na Direção Certa?
Quando a gente pensa em Análise de Mercado no Plano de Comunicação, as primeiras ideias que vêm à cabeça são as relacionadas com números, gráficos, indicadores econômicos. Assim como um local, comércio, setor econômico ou um ambiente financeiro.
Muitas vezes isso mais confunde do que explica. Posto que o indicador sinaliza apenas, ele não é o Mercado.
Para analisá-lo, a gente precisa primeiro responder a uma pergunta aparentemente tola, mas crucial: Afinal de contas, como entender o Mercado?
Em suma, o Mercado é formado por pessoas que compram e vendem. Na definição tradicionalmente aceita, que é do Philip Kotler, um dos grandes pensadores do Marketing, Mercado é “o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais, de uma oferta. ” (KOTLER, 2000, p.140)
No entanto, estes compradores não são só consumidores. Somos pessoas.
E esta concepção é que explica a importância da Análise de Mercado no momento atual, principalmente depois do distanciamento social imposto pela crise do Coronavírus.
Todos nós sabemos que a Revolução Digital está mudando a maneira das pessoas fazerem negócios. Em outras palavras, elas estão comprando e vendendo de forma diferente de tudo do que se viu até aqui.
Você faz a divulgação da sua empresa, mas o cliente não vem mais, como vinha antes.
Ocorre que hoje temos novos fatores interferindo no Mercado. Só para exemplificar, as estratificações sociais, que envolvem condições socioeconômicas e status, mudaram. Valores culturais, como crenças e costumes, são outros. Os estilos de vida em cada segmento social ganharam novos contornos.
Inegavelmente, o fator Tecnológico tem sido o mais determinante nestas mudanças. A Revolução Digital não só oferece uma imensa gama de novos produtos e serviços, gerando novos desejos. Mas, também mudando padrões de comportamento, intervindo em todos outros fatores.
Faça Análise de Mercado antes de Mudar o Plano de Comunicação
É por isso que o Mercado não mais responde adequadamente ao seu chamado. Ele agora tem outros focos de atenção e perspectivas que não haviam antes. Um antigo ditado diz mais ou menos assim: “Solução antiga não resolve problema novo”.
Sob o mesmo ponto de vista, para trazer o cliente de volta, você também precisa mudar. Para isso você precisa saber exatamente o que está acontecendo na sua área de atuação.
Depois de entender os novos desejos e necessidades fica mais fácil fazer as mudanças na sua abordagem.
Sem dúvida, você precisa de uma boa Análise de Mercado para ter estas informações confiáveis e criar novas Estratégias de Comunicação. E isso exige técnica.
Tendo sempre em mente que Mercado é gente, você vai interpretar os indicadores.
Um dos primeiros e mais importantes passos é a Segmentação. Ou seja, você vai escolher as pessoas com as quais vai falar. É a partir daí que é definido o público-alvo. Você já deve ter ouvido falar muito dele, não é mesmo?
Desse modo, com a Segmentação é possível ter estratégias diferenciadas para cada público-alvo, encontrá-lo no seu devido lugar, sem desperdício de verba publicitária.
Cada Comunicação pode ter objetivos diferentes. Como, por exemplo, atrair clientes, criar curiosidade, mostrar o produto, melhorar a imagem da marca ou criar lealdade. A Análise de Mercado oferece os elementos para você fazer a escolha mais apropriada.
O Comportamento das Pessoas Revela as Tendências de Mercado
A Análise de Mercado também permite ter informações cruciais acerca da concorrência. Principalmente, saber como ela atrai seus clientes, quais são os diferenciais relevantes e o que você precisa fazer para superar este desafio.
O Ambiente em que você está inserido é igualmente analisado, considerando fatores externos como os macroeconômicos, os sociopolíticos e tecnológicos.
Da mesma forma, o Ambiente Interno da sua empresa também é estudado, como os colaboradores, os fornecedores, os canais de distribuição e os clientes.
Ainda mais, isso permite saber quais são suas maiores Fraquezas e reais Forças, além de identificar possíveis Ameaças e vislumbrar novas Oportunidades de negócio, com a ferramenta SWOT. Já ouviu falar?
Relacionando estes conhecimentos, você poderá rever sua Estratégia com mais segurança, estabelecer objetivos condizentes com a nova realidade e buscar metas mais realistas de Comunicação com o Mercado, principalmente utilizando as novas Mídias.
Por fim, você ainda poderá reduzir os gastos com Publicidade em veículos tradicionais, que já não estão surtindo o mesmo efeito que antes. E vai abrir diferentes pontos de contato e canais de comunicação mais adequados ao novo comportamento de compra dos clientes.
Se você precisa mudar, mas não sabe como, comece fazendo uma Análise de Mercado profissional. Ela gera informações embasadas e permite a criação do diferencial competitivo necessário para você se manter vivo neste Mercado, que está sofrendo mudanças cada vez mais intensas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como atualizar sua estratégia de Comunicação? Escreva para a gente. Vamos conversar sobre estes novos desafios.