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Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
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Marketing Local: Tendências Para Além do Coronavírus

Marketing Local: Tendências Para Além do Coronavírus

A esta altura, em meio a tanta perda, tudo parece pequeno. Mas, não. Proponho lutar, internalizar o monte de nossos restos e, em honra à tamanha dor, cuidar de pessoas e empresas.  Por isso, venho conversar com você sobre o Marketing Local, tendências não só para 2021, mas também para além do Coronavírus. O desafio é grande, nossa coragem também precisa ser.

Gerir nossas vidas – pessoal e profissionalmente falando – não tem sido fácil. No mundo dos negócios ainda mais, principalmente para os pequenos e médios, os mais atingidos.

Toda a gama de empresas locais como restaurantes, padarias, lojas, deliveries, mercearias, salões de beleza, academias de ginástica, enfim, sentiu mais fortemente o duro impacto do distanciamento social, decorrente da pandemia.

Resultado, elas foram empurradas para o meio digital, na tentativa de reduzir a perda de clientes. Entretanto, esta já era uma realidade antes mesmo da crise sanitária. 

Esperar pelo passado? Não. Vamos em frente!

Em pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, publicada em 2019  pelo site e-commerce Brasil, 97% dos consumidores brasileiros primeiro faziam buscas na Internet, só depois compravam nas lojas físicas.

Isto é, a empresa que não explorava este ambiente de negócios já sofria uma desvantagem competitiva importante. Durante a pandemia isso virou uma fratura exposta. O fluxo de consumidores nas lojas no Dia das Mães de 2020 caiu 92,51%, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Esta realidade também impõe forte abalo às estratégias de Marketing Local. O que antes era feito para atrair clientes, não funciona mais. Além disso, a maioria das empresas ficou sem recursos para reagir, o que deixou a situação insustentável. Muitas fecharam as portas. 

Semelhantemente, assim como as empresas, os profissionais da publicidade também precisaram se reinventar, absorver as mudanças e modernizar suas estratégias. 

Não apenas isso, mas também assumir um desafio ainda maior: lançar um olhar crítico sobre o futuro e preparar o Marketing Local para além do Coronavírus. 

Marketing Local, tendências de integração e de pertencimento social

Marketing Local: Tendências Para Além do Coronavírus

Antes de mais nada, vamos entender exatamente do que estamos falando. O Marketing Local é constituído de todas estratégias com segmentação geográfica. Em outras palavras, o objetivo é alcançar um público-alvo delimitado a uma determinada área. 

Você já ouviu falar em Marketing Digital Off-line? Estranho, não é? A Transformação Digital está acelerada em todas as direções. Outdoors, painéis de led, relógios de rua e tantos outros formatos também estão se modernizando. 

Nossos pontos de mídia estão cada vez mais digitais, os conteúdos mais dinâmicos e muito mais segmentados. Já imaginou colocar tudo isso alinhado com campanhas on-line? 

Ações on-line e off-line integradas em uma única estratégia

Primeiramente, tome cuidado com previsões extremadas. Não se observa nenhum indicativo de que as lojas físicas desaparecerão. Escrevi um artigo sobre isso bem no meio da pandemia, em abril. Neste momento em que vislumbramos o retorno paulatino da atividade econômica em 2021, isso fica ainda mais evidente. 

É fato que as pessoas estão passando mais tempo conectadas na Internet. Contudo, é fato também que isso gera uma nova demanda. 

Ocorre que a vida orgânica está ganhando novos significados. Do mesmo modo que as pessoas estão carentes de abraços calorosos, também estão em busca de ambientes plenos de calor humano. 

Neste sentido, a tendência do Marketing Local é, acima de tudo, preparar as lojas para este desafio, promovendo ações focadas nas sensações dos clientes. A criação de um clima acolhedor, com músicas convidativas, cores quentes e aromas relaxantes. Tudo para reduzir a ansiedade do isolamento.

Outra tendência: transparência total nos cuidados com saúde e higiene. Desconsiderar esta necessidade, em primeiro lugar, coloca os outros e a si próprio em risco e, em segundo lugar, afasta os clientes. 

Aumente a sensação de pertencimento. 

Com as pessoas se locomovendo menos, a tendência é que valorizem o que está perto. Isso traz um forte apelo em favor do comércio local. O que também contribui para o desenvolvimento da região onde vivem. 

Procure criar uma atmosfera de proximidade, em que o cliente sinta que sua empresa faz parte da vida comunitária dele. Há mais em jogo, além de vender e comprar. Tente se relacionar com o cliente de forma que ele perceba que estamos todos no mesmo barco, que nos apoiamos mutuamente no enfrentamento das adversidades. 

O sentimento de pertencimento também está relacionado com os Gatilhos Mentais, um poderoso recurso de persuasão. Ele deve estar sempre presente na sua estratégia de Marketing Local, para aumentar a fidelização e, consequentemente, a sustentabilidade. 

Como otimizar suas estratégias de Marketing Local

Marketing Local: Tendências Para Além do Coronavírus

Os avanços tecnológicos trouxeram maior eficiência também para o Marketing Local. Na internet, as pessoas fazem muitas buscas por informações sobre lugares na Internet. A maior parte pelo celular. 

Se Marketing Local é definido por sua limitação geográfica, torna-se indispensável que a empresa tenha um espaço virtual, para permitir que os usuários encontrem sua loja. Para isso, capriche na hora de fazer o Google Meu Negócio. 

A Geolocalização por meio do celular é outra possibilidade que não pode ser ignorada. Mas, atenção: ter as coordenadas do cliente não basta. Para alcançar resultado concreto, a estratégia precisa ser baseada em uma infinidade de dados, que vão calibrar a segmentação.  

Ferramentas de alta tecnologia e de fácil acesso são capazes de coletar, processar e analisar estes dados. Elas fornecem informações significativas sobre o comportamento do consumidor, que orientam ações direcionadas para cada perfil de cliente. 

Desta maneira, sabendo onde o cliente está e qual é o seu perfil, você poderá enviar conteúdos específicos para ele, oferecer os produtos e serviços de sua preferência e fazer promoções exclusivas.

Automação e Aprendizado de Máquina

Esta personalização é automatizada e executada em tempo real. Ou seja, se um potencial comprador passar na sua área de atuação e se ele tiver o perfil que você deseja alcançar, será impactado com a sua presença digital. 

Além disso, estas ferramentas digitais são capazes de aprender com as mudanças de mercado e fazer as alterações necessárias nas campanhas. O que torna ainda maior a efetividade de suas estratégias.

Decerto, combinando boas ações on-line e off-line, você estará fazendo companhia ao seu cliente, sempre na hora certa e no lugar certo. Ainda mais, estará levando produtos e serviços adequados para ele, de acordo com suas preferências. 

Importante observar também a necessidade de estar atento ao cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que preconiza a utilização profissional e apropriada de dados pessoais. 

Em resumo, precisamos pensar globalmente e agir localmente. Lançar mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis e aplicá-los, visando a sustentabilidade do negócio em curto, médio e longo prazos. 

Os efeitos do Coronavírus nos fizeram acelerar a Transformação Digital. A pandemia vai passar, mas deixará conosco este histórico marco tecnológico na vida das pessoas e das empresas.

Se você pensa em adequar seu espaço físico ao novo cenário e otimizar as estratégias de Marketing Local, fale comigo. Há um mundo de novas possibilidades pela frente.

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