Widget Image
Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
Fale comigo: (16) 3441-8786 • (16) 99752-8786
E-mail: falecom@marcospizano.com.br

Blog

Home  /  Comunicação e Marketing   /  Como a Consultoria de Comunicação pode ajudar na retomada das empresas

Como a Consultoria de Comunicação pode ajudar na retomada das empresas

Como a Consultoria de Comunicação pode ajudar na retomada das empresas

A transformação digital está mudando a maneira como as empresas se comunicam com o mercado. As estratégias que eram utilizadas antes não dão mais o mesmo resultado. O desafio é tão grande que a maioria precisa de suporte externo para reposicionar a marca. Por isso, uma consultoria de comunicação eficaz passa a ser  um elemento fundamental para a retomada das empresas. 

Este cenário fica ainda mais grave com os efeitos da pandemia. Eles são muitos, mas dois têm impacto colossal neste aspecto. 

Em primeiro lugar, a aceleração do próprio processo de transformação digital, que está exigindo das empresas reações também muito aceleradas. 

Em segundo lugar, o abre e fecha do mercado, visando a redução do contágio pelo Coronavírus, que abala a saúde financeira de toda a cadeia produtiva, governos, empresas, empregados, famílias, enfim, a economia como um todo. 

Não é sem motivo que encontramos cada vez mais empresários cientes da necessidade de mudança, mas sem condições de tocar o dia a dia e ainda desatar este nó, pensando em médio e longo prazos.

Faltam não só dinheiro e tempo, mas também rumo. 

Certamente, não é exagero comparar este ambiente de negócios que enfrentamos com o de uma grande tempestade. Raios, trovões, ventanias, enchentes e desabamentos. Tudo parece desmoronar.

Inegavelmente, todos sabemos que durante as tempestades, quaisquer que sejam, fica praticamente impossível enxergar o horizonte. 

Portanto, se você se sente perdido, tendo que reagir com urgência, mas sem saber o que fazer, saiba que você não está sozinho. E que, nestas horas, receber ajuda externa não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, significa fortalecimento de suas defesas estratégicas. 

Nesse sentido, é que entra o trabalho de consultoria de comunicação, que estuda a natureza de cada empresa, os impactos do ambiente de negócios e desenvolve novas e atualizadas estratégias para a comunicação com o mercado.

Consultoria em Comunicação: experiência e conhecimento técnico atualizado

Como a Consultoria de Comunicação pode ajudar na retomada das empresas

Primeiramente, destaca-se o fato de que o consultor de comunicação vê o problema de fora, numa perspectiva mais ampla. Isso ajuda o empresário a encontrar soluções que, até aquele momento, não apareciam no radar. 

Em segundo lugar, por ser um profissional especializado, profundo conhecedor de sua área de atuação, ele contribuirá com as mais novas técnicas e ferramentas disponíveis que ajudarão a alcançar os resultados esperados. Isso é importante porque os empresários raramente têm acesso a informações tão específicas. 

Esta atualização tecnológica é vital para que as novas estratégias de comunicação possam acompanhar as mudanças decorrentes da transformação digital do mercado. 

O que faz a consultoria de comunicação?

O trabalho da consultoria, diferentemente da assessoria, tem um período preestabelecido. Não se trata de uma entrega contínua, mas de identificar determinado problema e sua correspondente solução. 

Na maioria das vezes, este profissional atua em parceria com as equipes da empresa, compartilhando conhecimentos e capacitando os colaboradores. Isso é  essencial para que eles possam dar continuidade após o fim da consultoria. 

Ou seja, ele não faz parte da equipe e não responde diretamente aos responsáveis pelos departamentos da empresa. O que ajuda no processo de mudança e aprimoramento.

Em resumo, o trabalho do consultor de comunicação pode ser dividido em partes, quais sejam:

  • identificação do problema
  • análise da situação atual
  • definição de novos objetivos
  • criação das estratégias
  • implementação das soluções.

Os benefícios do alinhamento das Estratégias de Comunicação?

Como a Consultoria de Comunicação pode ajudar na retomada das empresas

Às vezes, observando o comportamento dos empresários no relacionamento com as agências de marketing on-line e off-line (ou mesmo seu próprio departamento de marketing), o que encontramos é uma falta de alinhamento. 

Decerto, não se trata de distribuição de culpas, uma vez que todos perdem quando o diálogo fica comprometido. Trata-se de enfrentar o problema em conjunto. A questão é a seguinte:

Por um lado, o empresário – quando não sabe o que fazer – fica sem condições de direcionar o trabalho do profissional de marketing. Faz porque sente que tem que fazer, mas não entende a estratégia. Não sabe o que pedir, nem o que cobrar. 

Por outro lado, o profissional de marketing sente dificuldade de implementar as ações, que muitas vezes são descoordenadas e ineficazes. Ele entende profundamente de comunicação, mas não consegue entender o problema da empresa com a mesma profundidade. Já que a mesma não consegue identificá-lo.

De fato, este alinhamento é o principal benefício da consultoria de comunicação. Mas, existem outros:

  • De objetivos e metas: direciona todos os esforços de comunicação para um único foco, que é a construção de uma imagem sólida para a marca. 
  • De Comunicação e Marketing: ajusta o enfoque das comunicações corporativas às estratégias de marketing, produzindo ampla sinergia.  
  • Entre Marketing e Vendas: fortalece o papel do marketing no funil de vendas, reduzindo atritos, com foco no comportamento do consumidor. 

Estes alinhamentos dão coesão para a empresa que, por conseguinte, imprimem uma identidade institucional forte, tanto interna como externamente.

Consultoria em comunicação coloca sua empresa nos trilhos 

Como mencionamos no início deste artigo, as empresas estão fazendo sua divulgação, mas os clientes não estão respondendo como antes. 

Novos fatores estão interferindo no Mercado. Só para exemplificar, as estratificações sociais, que envolvem condições socioeconômicas e status, mudaram. Valores culturais, como crenças e costumes, são outros. Além disso, os estilos de vida em cada segmento social ganharam novos contornos. 

Sem dúvida, o fator tecnológico tem sido determinante já há algum tempo. Com a pandemia, ele se tornou ainda mais forte.

A Revolução Digital chegou para ficar, trazendo Inteligência Artificial e Machine Learning. Com efeito, além de oferecer uma imensa gama de novos produtos e serviços – gerando novos desejos – ela está mudando padrões de comportamento. 

Para trazer o cliente de volta, você também precisa mudar. Mas, esta não é uma tarefa fácil. Como resultado, empresas reagem sem estratégia e acabam perdendo o rumo. 

Se você quiser saber mais sobre Análise de Mercado, leia este artigo que escrevi aqui mesmo no Blog. 

Em suma, atuar no mercado em meio a uma tempestade tecnológica, sanitária e econômica não é fácil e exige técnica. Por isso, recomendamos uma consultoria de comunicação profissionalizada e atualizada, capaz de colocar sua empresa de volta aos trilhos e a caminho de dias melhores.

Vamos em frente!

No Comments
Post a comment