Widget Image
Marcos Pizano – 30 anos de Jornalismo, dos quais 26 em emissora da Rede Globo, além de dois MBAs na Fundace/USP e três anos de Instrutoria no Sebrae/SP.
Fale comigo: (16) 3441-8786 • (16) 99752-8786
E-mail: falecom@marcospizano.com.br

Blog

Home  /  Marketing   /  Marketing Local On-line e Off-line: Como Combinar o Melhor dos dois Mundos

Marketing Local On-line e Off-line: Como Combinar o Melhor dos dois Mundos

Marketing Local On-line e Off-line: Como Combinar o Melhor dos dois Mundos

O avanço tecnológico promove uma grande mudança no Marketing Local. Porém, mesmo com o crescente acesso do mundo digital às nossas vidas, muitas empresas ainda não reviram suas estratégias. Por isso, neste artigo vamos traçar um meio termo, falando do Marketing Local On-line e Off-line. Com ele você vai combinar o melhor dos dois mundos. 

Inegavelmente, outro fator que aponta a necessidade de revisão das estratégias é o distanciamento físico entre as pessoas, em função da Pandemia de Covid-19. 

Não faltam pesquisas mostrando que novos hábitos chegam ao nosso dia a dia. Inegavelmente, isso ocorre de maneira rápida e profunda. A empresa que não se mover com as mesmas velocidade e profundidade corre o risco de ficar para trás. 

Novo Impulso para os Negócios Locais

Muita gente já sabe que 97% das pessoas fazem pesquisas na Internet antes de comprar nas lojas físicas. Isso ficou ainda mais patente com o distanciamento e deve fixar-se como um hábito. 

Por outro lado, o que pouca gente sabe é que 70% destas pessoas acabam comprando em lojas próximas. Ou seja, buscam por opções práticas e rápidas para satisfazer desejos e necessidades. Este dois índices estão em um vídeo do próprio Google, que aborda os Negócios Locais. 

Ainda mais: veja esta notícia da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Ela revela que 70% das pessoas que passaram a comprar pela Internet na Pandemia pretendem comprar mais on-line do que antes.

Esta pesquisa foi publicada no site do Sebrae. Em seguida, ela destaca também:

  • “Com o distanciamento, a praticidade, comodidade e segurança da compra online são a solução para quem vende e para quem compra”.

Em outras palavras, isso tudo indica que o cenário é bom para negócios que aplicam bem o Marketing Local on-line e off-line. Se você quiser saber mais sobre o impacto do Coronavírus nos Negócios Locais, leia este artigo que escrevi sobre o assunto. 

Impulsionando sua Estratégia Local com Marketing Digital

Marketing Local On-line e Off-line: Como Combinar o Melhor dos dois Mundos

Pense comigo: para as pessoas entrarem na Internet elas precisam estar em algum lugar, certo? Em casa, no trabalho, no comércio, em deslocamento… Portanto, este dilema é falso. Com toda certeza, as pessoas não ficam só on-line ou off-line, mas as duas coisas ao mesmo tempo. 

Seja como for, as pessoas que estão próximas ao seu negócio, sendo clientes atuais ou potenciais, estão cada vez mais conectadas e isso é uma ótima oportunidade para você atraí-las.

Quando falamos em Negócios Locais pensamos logo em fachadas com destaques, cartazes, promoções, carros de som, anúncios em rádios e jornais da cidade, enfim. E todas estas ações são muito boas. 

Portanto, elas não só devem ser mantidas como também devem ser impulsionadas, para gerar mais e melhores vendas. 

Esteja Onde seu Cliente Estiver

Aliás, é por isso que ter presença digital tem se tornado uma regra para toda empresa que pretende ser ‘achada’ pelos clientes. 

Você se lembra das listas de telefones e endereços? Pois então, hoje elas são os motores de busca da Internet. Como antes, é através delas que as pessoas buscam por produtos e serviços que possam resolver seus problemas.

De fato, não importa o nível de dificuldade. Pode ser algo urgente como um encanador ou um lanche. Mas, também coisas mais complexas e graves, como uma especialidade médica, por exemplo. 

5 Primeiros Passos em direção ao Marketing Local On-line e Off-line

De fato, se seu negócio é um bar, padaria, oficina, pet ou clínica, entre outras milhares de possibilidades, está provado que você precisa incluir o Marketing Digital nas suas estratégias de atração de clientes. 

Além do que, isso vai otimizar os investimentos na divulgação da empresa. Os custos do Marketing Digital são muito menores do que o Tradicional. E mais eficientes em termos de resultados. 

Por isso, listei os 5 primeiros passos para você iniciar a sua caminhada:

1 – Segmente: não atraia todo mundo. É melhor ter 10 clientes para fechar 7 negócios do que ter 100 pessoas dentro da loja para concretizar 3 conversões.

2 – Use Ferramentas: a tecnologia oferece inúmeras possibilidades. Escolha a melhor para o seu negócio e que tenha bom desempenho em plataformas móveis. 

3 – Tenha Presença: torne seu negócio visível, coloque-o na mão do cliente. Crie perfis no Google Meu Negócio e nas redes sociais acessadas pelo seu segmento.

4 – Anuncie: sem investimento não há retorno. E não improvise. Há profissionais especializados nisso. Lembre-se da máxima: dinheiro não aceita desaforo!

5 – Seja Ativo: estar na Internet não basta. É preciso atuar, movimentar as pessoas em torno do seu negócio, fazer promoções e responder às demandas com rapidez.

Integrando as Estratégias do Marketing Local On-line e Off-line

Marketing Local On-line e Off-line: Como Combinar o Melhor dos dois Mundos

Este enfoque que engloba on-line e off-line é a ponta de lança do Marketing 4.0, ou seja, é a última evolução do Marketing. Ele trabalha com esta nova realidade de clientes super conectados, que interagem com diversos canais ao mesmo tempo.  

Antes de tudo, é importante observar que as pessoas podem não se comportar da mesma maneira nos dois ambientes. Só para ilustrar, no on-line você pode encontrar um público mais jovem e descolado do que no off-line. Desta forma, você precisará de abordagens diferentes, adequadas a cada perfil. 

Todavia, sua empresa é uma só e tem objetivos comerciais concretos a serem alcançados. Sair atirando para todo lado, sem um direcionamento, é perda de tempo e dinheiro. 

Além disso, enviar mensagens contraditórias ao mercado confunde o consumidor e tira credibilidade da marca. Isto é, traz um prejuízo que, para recuperar, sai muito mais caro. 

Faça seu Plano Estratégico de Comunicação

Os mais idosos vão se lembrar das Listas Telefônicas. Pois então, os motores de busca hoje em dia fazem esta função. É onde os consumidores buscam informações sobre produtos e serviços que possam resolver um problema. 

Mas, este é apenas um dos recursos. Há muitos outros disponíveis para impulsionar um negócio local, como redes sociais, sites de avaliação e aplicativos que intermediam consumidores e prestadores de serviço. Ainda mais, há também sites de desconto, conteúdo para blog, e-mail marketing, Geomarketing… e não para por aqui. 

Aliás. são tantas as possibilidades que o empresário fica sem saber o que fazer e acaba imobilizado pela dúvida. 

Sim, as ferramentas tecnológicas são fascinantes, mas elas não vão resolver problema algum se você não souber exatamente o que fazer com elas. 

Certamente, a única maneira de integrar tudo isso é fazendo o Plano Estratégico de Comunicação da sua empresa, visando atingir seus objetivos comerciais. 

Em resumo, com ele você vai descobrir qual é a melhor estratégia de integração, os canais mais apropriados, a linguagem adequada e o conteúdo realmente relevante para atrair o cliente certo para seu negócio. 

Então, você gostaria de saber mais sobre a importância do Plano Estratégico de Comunicação para integrar seu Marketing Local On-line e Off-line? Fale comigo. Vai ser um prazer ajudar. 

Vamos em frente.

Fale comigo

Conheça as estratégias e as técnicas de Comunicação e Marketing que trarão mais resultado para o seu negócio, em curto, médio e longo prazos.


Escolha o serviço abaixo


No Comments
Post a comment